Coordenador : Cristina Moll Hüther
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390666.2206.315388.09032023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Escolas Estaduais e Municipais do município de Niterói - RJ, além de estudantes dos cursos de graduação da UFF.
Local de atuação: Campus do Gragoatá (Casas de vegetação) e Escolas do município de Niterói (RJ).
Objetivo
Implantar o Espaço Ervas Fitoterápicas na Universidade Federal Fluminense e em Escolas Públicas (ensino fundamental e médio) em Niterói - RJ, para demonstrar a associação entre diferentes espécies vegetais de plantas medicinais e aromáticas, relacionando a sua importância na conservação da biodiversidade nos diferentes biomas brasileiros, buscando recomendar um manejo sustentável para seus cultivos em ambientes artificiais, de modo a evitar a exploração em seus habitats naturais e com isso desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo inclusive aspectos sócio-ambientais.
Resumo
A criação de um espaço para cultivo de plantas medicinais e aromáticas no ambiente escolar pode servir como instrumento educativo, pois serve como um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental. Assim, o objetivo é implantar o Espaço Ervas Fitoterápicas na UFF e em Escolas Públicas (ensino fundamental e médio) em Niterói - RJ, para demonstrar a associação entre diferentes espécies vegetais de plantas medicinais e aromáticas, recomendando um manejo sustentável para seus cultivos em ambientes artificiais, de modo a evitar exploração em seus habitats naturais e com isso desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo inclusive aspectos sócio-ambientais. Para isso, será montada unidade demonstrativa em formato de Espiral no campus do Gragoatá. Se houver interesse pelas Escolas, poderá também ser realizado a montagem nesses locais. Em complementar, será realizado, palestras, minicursos, oficinas e até mesmo dia de campo, com visitação à unidade demonstrativa. Com isso, se busca recomendar um manejo sustentável para cultivos em ambientes artificiais, evitando exploração nos habitats naturais e com isso desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente, com importância da preservação dos biomas brasileiros e que inclusive as espécies medicinais e aromáticas de cada ambiente, exemplificando as que estão no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas de Extinção. A iniciativa pretende prevenir impactos ambientais negativos causados pelas atividades de coleta, respeitar os direitos e costumes do plantio das ervas medicinais, assegurar os benefícios para as comunidades locais e ainda abordar a Lei da Biodiversidade.